Pular para o conteúdo principal

#SomosTodosJoãoCabraldeMeloNeto

 

O poeta João Cabral de Melo Neto (1920-1999) passou duas temporadas como embaixador em Sevilha, primeiro na década de 1950 e, posteriormente, nos anos 1960. Escreveu 106 poemas sobre a cidade espanhola, conteúdo da antologia Poemas sevilhanos (1992), também disponível em outras reuniões de textos do autor e que vai estar nas páginas de Poesia completa, prevista, pela Alfaguara, para novembro.

 


Uma de nossas inspirações máximas, inclusive para a vida, a obra poética de João Cabral de Melo Neto traduz a complexidade e contradições humanas por meio de linguagem única. E entre tantos feitos o magistral artista pernambucano-mundial conseguiu, como poucos, compreender e decifrar o mistério da manifestação cultural do sul da Espanha, como todos podem comprovar lendo, relendo os 106 poemas sobre e a partir de Sevilha, entre os quais destacamos “Intimidade do flamenco”:

 

“O flamenco quer intimidade,

assim no cante que no baile.

 

Aquele fazer de mais dentro,

se quer de quem faz pôr-se ao centro,

 

centrarse, viver seu caroço,

e a partir dele dar-se todo,

 

esse cante ou baile é monólogo

que, se funciona para o próximo,

 

quer um próximo conivente

capaz de centrar-se igualmente.

 

Não quer um palco que o dissolva,

seu fazer se faz boca a boca.”


Ole João Cabral de Melo Neto! 

#SomosTodosJoãoCabraldeMeloNeto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Andaluzia

  Hoje, 28 de fevereiro, a Andaluzia vivencia a sua data mais importante.   Comemorado anualmente, o Dia da Andaluzia é um feriado público festejado pelas 8 províncias que compõem a comunidade: Almería, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Jaén, Málaga e Sevilha.   Este feriado celebra o referendo do Estatuto de Autonomia da Andaluzia, realizado em 28 de fevereiro de 1980, no qual os andaluzes votaram a favor do instrumento que fez da Andaluzia uma comunidade autônoma da Espanha.   Viva a Andaluzia e tudo o que ela nos inspira!  

A Voz do Silêncio (Bulerías) | Alê Palma

 

Rasel - Gitana ft. Sergio Contreras & Demarco Flamenco