Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional do Flamenco

Apesar de celebramos diariamente essa arte, hoje – de fato – é o Dia Internacional do Flamenco.

A Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu o flamenco na lista de patrimônio imaterial da humanidade em 2010,  no dia 16 de novembro – desde então, data da comemoração.

De acordo com o comitê da Unesco, o flamenco foi declarado patrimônio imaterial da humanidade, entre outros motivos, porque a sua música “expressa toda uma gama de sentimentos e estados de espírito” e a sua dança contém “paixão e sedução”.

As observações do comitê da Unesco são válidas, mas tentativas de definir, em geral, não dão conta de explicar o que é ou pode ser o flamenco.

Definir ou tentar explicar qualquer arte, seja o soul, o blues, o samba, o rock, o maracatu, o coco, enfim, definições e explicações reduzem, passam de raspão e quase nunca apresentam um painel completo do que é a arte em questão.

Gostamos, amamos o flamenco, e procuramos demonstrar parte do que sentimos fazendo moda, estudando, ouvindo, vendo e também ao postar em nossas redes sociais e neste blog cenas de bailes, clipes, fragmentos de filmes e outras possibilidades que, evidentemente, gravadas, não exprimem a totalidade do que é o flamenco, que acontece ao vivo e não se repete – e por isso é eterno, mágico, por fim, inexplicável.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Andaluzia

  Hoje, 28 de fevereiro, a Andaluzia vivencia a sua data mais importante.   Comemorado anualmente, o Dia da Andaluzia é um feriado público festejado pelas 8 províncias que compõem a comunidade: Almería, Cádiz, Córdoba, Granada, Huelva, Jaén, Málaga e Sevilha.   Este feriado celebra o referendo do Estatuto de Autonomia da Andaluzia, realizado em 28 de fevereiro de 1980, no qual os andaluzes votaram a favor do instrumento que fez da Andaluzia uma comunidade autônoma da Espanha.   Viva a Andaluzia e tudo o que ela nos inspira!  

A Voz do Silêncio (Bulerías) | Alê Palma

 

Rasel - Gitana ft. Sergio Contreras & Demarco Flamenco